As suas Finanças e o seu Ciclo Menstrual

22/2/2017
Ciclo Menstrual

Afinal o que sua vida financeira tem a ver com sua menstruação? Pode parecer estranho mas, na verdade, acredito que não só nossas finanças, mas toda a nossa vida, pode ser influenciada pelo nosso ciclo menstrual.

A medicina Antroposófica e o Sagrado Feminino falam muito sobre esse tema, de como nós mulheres somos cíclicas, e o quanto isso influencia, não somente nos nossos hormônios, mas na nossa maneira de pensar e agir.

Hoje tenho mais consciência e sinto na prática o impacto na minha energia, produtividade, humor, apetite, relacionamentos, ou seja, em toda as áreas da minha vida.

Só que nunca olhei para minha rotina, agenda, atividades, prioridades e sentimentos, levando em consideração o período o qual me encontrava. Por que será? Talvez por ainda viver um pouco na pressão e no piloto automático ou porque somente agora estou aberta à tudo isso!

Nos últimos meses o Universo vem me mostrando fortemente que preciso me reconectar comigo mesma e com a minha natureza interior para conseguir realmente colocar no mundo tudo o que quero e, dessa forma, inspirar também outras mulheres a fazerem o mesmo.

Resolvi então investigar melhor o tema para entender o que acontece em cada fase do ciclo e como usar isso à nosso favor, tanto nas finanças como em todas as áreas da nossa vida.

Tem aqueles períodos do mês que sentimos mais vontade de comprar por impulso, ou que não conseguimos de jeito nenhum anotar as despesas, perdemos o controle, ou, ao contrário, nos sentimos tão organizadas, econômicas e produtivas. Uau!

Isso acontece com você?

Se você é mulher tenho certeza que sim, mas não sei o quanto você já associou conscientemente as suas atitudes financeiras ao seu ciclo menstrual. Sendo bem sincera, eu demorei para entender e, por muitas vezes, me culpei por não estar produzindo como esperava ou deixando de lado coisas importantes para meu negócio e, consequentemente, minhas finanças.

É fato que o nosso ciclo não pode ser responsabilizado por todas as nossas ações, finanças e resultados pois tem também o impacto  do momento e da personalidade de cada uma. O que podemos e devemos fazer, é ter ele como um grande e importante aliado nessa jornada. A Mãe Natureza é muito sábia e, por isso, teremos muitos benefícios ao estarmos alinhadas à sua energia ao invés de ficar lutando contra.

Faz sentido?

Então o que acontece em cada período é o seguinte:

Fase Pré-menstrual (entre 19 dias após última menstruação até 1º dia menstruação): Aqui ocorre a famosa TPM – tensão pré-menstrual. Estamos mais cansadas, sem energia física, o nosso organismo pede mais descanso, mais horas de sono. Começamos a ficar mais fechadas aos outros e ao mundo externo. Tendemos a ficar também mais críticas, desanimadas, questionando os movimentos e decisões. Momento mais propício para: 

  • Organizar as pastas e documentos financeiros;
  • Eliminar tarefas pendentes que não demandem de muito esforço;
  • Focar mais na gestão financeira do que já possui;
  • Fazer um balanço dos resultados;
  • Evitar decisões importantes.

Fase Menstrual (aproximadamente os primeiros 7 dias menstruação): Aqui ficamos mais quietas, fechadas, olhando para nosso interior, refletindo sobre a vida, o que está  e o que não está funcionando. Estamos menos dispostas à atividades que demandem muito esforço físico ou mental. É um período de mais conexão com a nossa intuição. Queremos ficar mais quietas, lendo um livro, assistindo um filme. Temos menos vontade de correr atrás de nossas metas porque estamos mais focadas no momento presente, aqui e agora. É um momento para limpar e deixar morrer aquilo que não nos serve mais. Momento mais propício para:

  • ‍Fazer um balanço da vida financeira, refletir, pegar um caderno e anotar aquilo que precisa melhorar ou mudar;
  • Avaliar aquilo que está bom e o que não está e se suas decisões financeiras no momento estão bem alinhadas aos seus valores e aquilo que é importante para você e sua vida;
  • Trabalhar o lado emocional e espiritual do dinheiro;
  • Buscar conexão com sua intuição através da meditação ou exercícios mais suaves como Yoga, caminhada na natureza.

Fase Folicular (entre 7 e 14 dias após a menstruação): Essa é a fase em que estamos florescendo, como na Primavera. Estamos mais criativas, com mais energia, disposição, ânimo. É um excelente momento para começar novos projetos ou dar foco àqueles projetos mais desafiadores. Momento mais propício para:

  • ‍Avaliar as melhores opções de Investimentos;
  • Desenvolver novos projetos ou tirar da gaveta aquele projeto dos sonhos;
  • Buscar alternativas para aumentar a Receita e reduzir as Despesas;
  • Focar nos trabalhos que demandam mais dedicação mental.

Fase Ovulação (entre 14 e 18 dias após menstruação): Aqui estamos totalmente abertas à comunicação, produtividade, fertilidade.  Tudo flui mais facilmente no trabalho, na vida pessoal e principalmente na vida social e relacionamento com outras pessoas. Momento mais propício para:

  • ‍Fechar parcerias;
  • Participar de programas de Educação Financeira em grupo;
  • Falar com Banco, Corretora, Contador sobre qualquer questão financeira;
  • Ter conversas importantes com alguém sobre dinheiro ou suas finanças;
  • Negociar dívidas.

A primeira coisa que precisei fazer foi conhecer o meu ciclo, entender todos os sintomas, emoções e comportamentos. Para isso uso o aplicativo no celular P Tracker Lite, que é bem completo, disponível em português e gratuito. Nele anoto tudo! Já ouvi falar também da Mandala Lunar, um diário/agenda linda com vários conteúdos sobre o tema. Ou, se preferir, use um caderno, agenda ou bloco de notas.

Como falei antes, cada mulher é única, então minha sugestão é que comece a acompanhar o seu ciclo, se auto observar e ter mais consciência dos seus pensamentos, sentimentos e ações em cada uma das fases. Posso te garantir que será um ótimo passo para o seu autoconhecimento e uma grande ferramenta à seu favor.

Luciana Santos

Consultora Financeira e Coach de Prosperidade para pessoas que buscam viver em paz com sua vida financeira. 

Outros artigos relacionados

Quer falar comigo?