O poder do Ho’oponopono

7/12/2016
Paisagem com mantra do ho'oponopono

Essas palavras são a essência do Ho’oponopono, processo de cura havaiano que ajuda a limpar o nosso subconsciente, onde estão localizados todos os nossos bloqueios. É como se, através dessas palavras (se quiser pode chamar de mantra ou oração), conseguíssemos liberar memórias e padrões negativos que nos impedem de alcançar os nossos desejos e viver uma vida mais plena. Já tinha ouvido muito falar desse processo de cura, mas só recentemente, quando vivenciei várias situações pessoais de saúde, é que decidi colocar em prática e experimentar. Foram muitas situações em um período curtíssimo de tempo, e entre elas a suspeita de um câncer de mama. Mentalizar essas palavras diariamente, por várias vezes, me trouxe a tranquilidade para saber que independente do resultado eu estaria bem. No Ho’oponopono você não deve ser prender a solução, você entrega a situação ou problema que está passando, a algo maior, que eles chamam de Divindade, para que seja limpa qualquer memória sua ou padrão negativo.

Pode parecer confuso mas é muito simples!

Os antigos havaianos acreditavam que todos os problemas começam através de nossos pensamentos. Mas o pensamento por si só não é o problema. Como assim? Na verdade, os nossos pensamentos estão cheios de memórias dolorosas e essas memórias é que criam os “problemas”.Ou seja, no meu caso, eu estava vivenciando aquela situação de muito medo e possível doença por causa dos meus pensamentos que vinham de minhas memórias. Se eu não tivesse memória, não teria pensamento e não teria o medo. O processo tem como objetivo limpar essas memórias e, consequentemente, eliminar os pensamentos envolvidos.

“...a pessoa precisa reconhecer que é completamente responsável por criar a sua vida do jeito como ela é. Precisa compreender que são os seus pensamentos que criam a sua vida da maneira como ela é. Os problemas não são as pessoas, os lugares e as situações, mas sim os pensamentos a respeito deles. A pessoa precisa aceitar a ideia de que não existe o 'lá fora'”— Dr. Ihaleaka Hew Len

O melhor de tudo é que, neste processo, a energia não é apenas neutralizada, ela é liberada, criando um vazio e nos retornado ao estado zero, como se não tivéssemos mais memórias associadas aquela situação. Então o passo final é permitir que a chamada Divindade se aproxime e preencha o vazio com luz. Esse preenchimento acontece através das inspirações que recebemos. Imagine que o nosso canal de conexão com essa Divindade estivesse sendo bloqueado pelas nossas memórias e padrões negativos. E, quando silenciamos nossa mente e eliminamos esses pensamentos, estamos prontos para ouvir as palavras e receber intuições para lidarmos com qualquer desafio.

E como funciona?

Para fazer Ho’oponopono, você não precisa saber a causa do problema. Você só precisa notar qualquer questão que esteja gerando um desconforto físico, mental ou emocional. Pode ser usado em qualquer situação. É só começar a limpar, purificar, dizendo:

"Sinto muito Me perdoeTe amoSou grata"

Eu comecei a utilizar esse mantra para tudo e o resultado tem sido incrível. Imagine situações comuns do dia a dia, principalmente quando envolve outras pessoas. Por exemplo, um projeto que não saiu, um funcionário que faltou, um desentendimento ou, no meu caso, uma obra de banheiro que está levando mais de 2 meses para concluir.E, para ir mais profundo, tem uma prece linda da Morrnah, criadora e primeira mestre principal do Ho’oponopono que, ao meu ver, atinge ainda um nível muito maior:

“Divino criador, pai, mãe, filho como um só... Se eu, a minha família, os meus parentes e os meus ancestrais ofendemos a ti, tua família, teus parentes e teus ancestrais em pensamentos, palavras, realizações e ações desde o início da criação até o presente, pedimos o teu perdão... Permita que isto limpe, purifique, libere, interrompa todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, e transmute essas energias indesejáveis em uma luz pura... E está feito.”

No Youtube você encontra essa meditação para liberação de padrões e programas mentais negativos narrada pela linda voz da Regina Tavares:

O que posso dizer é que só experimentando e colocando em prática constantemente para ter noção do poder dessa técnica e das transformações que ela pode gerar na sua vida e nos seus relacionamentos. Espero de coração que de alguma maneira isso possa te ajudar!

Luciana Santos

Consultora Financeira e Coach de Prosperidade para pessoas que buscam viver em paz com sua vida financeira. 

Outros artigos relacionados

Quer falar comigo?